sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O que é psyTrance?

E ai galera!

Bom, pra começar, meu nome é Julio. E não sou DJ nem produtor musical. O que acontece é o seguinte:

Apesar de curtir o trance psicodélico a algum tempo já, agora eu resolvi me aprofundar de verdade. E por, particularmente, eu achar difícil encontrar informações sobre ele em português, vou escrever sobre meus aprendizados aqui, para que vocês possam aprender junto comigo!


Bom, para começar, o que é o Trance psicodélico?

O trance psicodélico é uma vertente do trance, que por sua vez, é uma das principais vertentes da música eletrônica.

O trance surgiu em meados dos anos de 1980, principalmente na europa. É um estilo derivado do house por apresentar composições melódicas, e é caracterizado pelo tempo de 130 a 160 bpm. O nome trance, se refere no português à palavra transe, ou seja um estado de inconsciência.

E o trance psicodélico? Bem, o trance psicodélico é uma vertente do trance desenvolvido a partir do Goa Trance. O psytrance é caracterizado pelo tempo de 135 a 165 bpm, tendo uma batida forte de kick num compasso 4x4. Assim como o trance, o psytrance apresenta também uma característica melódica marcante.

Como o trance psicodélico surgiu no Brasil?

Em meados de 1980, logo após o desenvolvimento do psytrance em Goa (Estado da Índia onde o Goa trance e o Psytrance foram desenvolvidos primariamente), com a vinda de estrangeiros para o Brasil, o psytrance começou a se popularizar em Trancoso, no Sul da Bahia, em comunidades hippies. No final dos anos 90, o trance psicodélico começou a se popularizar em todo o Brasil, e começaram a surgir as primeiras festas raves tocando o psytrance.

Quais as vertentes do trance psicodélico?

O trance psicodélico tem três principais vertentes: o Full On, o Progressive e o Dark.

O Full On é a vertente mais rápida e pesada do psytrance. Ele é caracterizado da seguinte maneira: A música começa leve, e novos sons vão entrando, até que chega um momento em que a música enche e explode. Ele é construído entre 142 e 150 bpm, e utiliza diversos sintetizadores. Seus baixos são construídos com variação nos tons e oscila entre momentos de euforia e melodias bem trabalhadas.

O Progressive é uma vertente mais leve e lenta. É construída entre 135 e 140 bpm. É uma música mais constante, não oscilando como o Full On. Utiliza menos sintetizadores e os sons são mais leves. Este estilo busca o estado meditativo da música. Apresenta um kick mais leve, e um baixo bem grooveado.

O Dark é uma vertente sombria do psytrance. É construida entre 145 e 170 bpm, e apresenta um baixo reto, ou as vezes grooveado, um kick pesado e samples de terror, como gritos, risadas, sons de animais, etc. É tocado normalmente na noite das festas.

Bom galera, técnicamente é isso hehe. Espero encontrar tempo para continuar postando aqui!

Abraços!

2 comentários: